Conheça os 8 passos indicados para um retorno seguro de toda a comunidade escolar às salas de aula
por Hellen Barbosa
Se tem uma coisa que a pandemia da Covid-19 trouxe para a maioria dos pais espalhados pelo mundo todo, foi a preocupação de como as crianças iriam se comportar na volta às aulas, levando em conta o distanciamento como uma medida sanitária contra o vírus.
Depois de quase um ano e meio, do ensino remoto e do ensino híbrido terem sido as principais saídas para o mercado educacional durante este período, além do avanço da campanha vacinal, a volta às aulas com segurança de nossas crianças dentro das escolas continua sendo uma preocupação diária e recorrente.
Guia do Ministério da Educação
Foi por isso que o Ministério da Educação disponibilizou um guia que orienta como deve ser o retorno seguro das aulas presenciais nas escolas brasileiras. O manual possui orientações com foco em atividades pedagógicas e educativas para desenvolver em todos os alunos da Educação Básica consciência sanitária, para que o Covid-19 apresente o menor risco possível para toda a comunidade escolar.
As orientações servem para todas as pessoas que compõem as escolas, desde gestores, estudantes, professores, até as equipes de limpeza, para que possam evitar a transmissão da Covid-19 através de técnicas de segurança em saúde. Além disso, o documento também possui recomendações exclusivas e específicas para o retorno dos alunos que possuem algum tipo de deficiência, além de alunos indígenas e quilombolas.
As medidas foram divididas em 8 passos que podem garantir um retorno seguro às aulas para professores, alunos e profissionais:
- Uso obrigatório de máscara por todos;
- Cobrir nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos, caso tossir ou espirrar;
- Lavar frequentemente as mãos e os punhos com sabão e água corrente, ou higienizar com álcool em gel ou líquido 70%;
- Não cumprimentar com aperto de mão, beijos ou abraços;
- Respeitar o distanciamento entre as pessoas com no mínimo 1 metro;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, materiais didáticos, brinquedos ou jogos;
- Priorizar refeições embaladas previamente em vez de self-service;
- Não compartilhar celulares, inclusive é necessário evitar o uso sempre que possível, lembrando de higienizar frequentemente os aparelhos.
As orientações que constam no guia também abordam as avaliações necessárias para toda a estrutura da instituição de ensino, como a possibilidade de optar pela modalidade de ensino escalonada – que é quando as turmas começam e terminam a aula em momentos diferentes, justamente para evitar aglomerações. Além disso, a desinfecção de ambientes, o distanciamento entre alunos em sala de aula, o uso do transporte escolar, da biblioteca, de equipamentos de proteção individual e coletiva e a ventilação de ambientes também são abordados no manual.
Aqui no Super Cérebro a segurança de nossas crianças é fundamental. É por isso que seguimos todos os protocolos e as medidas de segurança contra a Covid-19. Acesse nosso site, procure a unidade mais próxima de você e venha oferecer a mais completa e exclusiva metodologia de ensino brasileira para o seu pequeno. Será um prazer prepará-lo para o futuro.