Descubra se você está na sua zona de conforto e como o Super Cérebro pode te ajudar
por Hellen Barbosa
A zona de conforto costuma ser uma série de comportamentos capazes de nos acomodar à rotina. Fazendo com que a gente deixe de se arriscar e, como consequência, também não alcance resultados extraordinários. Estar nesta zona é confortável, sedutor, irresistível e familiar, mas desastroso.
Essa é a tendência humana de fazer o que é fácil, cômodo e conhecido. Pessoas que estão acomodadas não apresentam nenhuma intenção de interromper ciclos viciosos e improdutivos, ou de começar algo novo ou desafiador, que ao mesmo tempo necessita de disciplina, motivação, comprometimento e que seja capaz de causar gasto extra de energia.
A palavra conforto vem do latim cumfortare e significa aliviar a dor ou a fadiga. De forma conceitual, está associado a um estado prazeroso de harmonia fisiológica, física e psicológica entre o ser humano e o ambiente que ele habita. Ou seja, é a tendência humana de evitar medos, ansiedade ou algum tipo de desgaste. Nós costumamos ficar em lugares onde podemos controlar o que pode acontecer, garantindo assim desempenho constante, porém limitado, e uma falsa sensação de segurança.
Comportamento do cérebro quando entramos em zonas de conforto
Cientificamente falando, o cérebro, principal órgão do corpo humano, também muda seu comportamento quando costumamos estar em nossa zona de conforto. Quando desempenhamos situações rotineiras, ele cria conexões neurais para essas atividades que costumam se repetir, com o objetivo de não gastar tanta energia, como em atividades que não fazemos com tanta frequência.
O cérebro é capaz de acessar nossas memórias por meio de ligações específicas, com isso, quanto mais rotineiras forem as atividades executadas, menos energia o órgão vai gastar para realizar estas tarefas. E como consequência ele não estará sendo exercitado o suficiente.
Como sair da minha zona de conforto?
Depois de reconhecer que você pode estar em sua zona de conforto, é fundamental perceber a importância de agir para que esta realidade possa ser alterada. Sair deste estado de conformismo pode trazer uma série de benefícios para a sua vida, incluindo para suas relações pessoais e profissionais. Se você se autoconhecer vai apresentar maior domínio sobre as suas emoções e, como consequência, sobre seu comportamento. Sendo muito mais prático e espontâneo alcançar metas e objetivos, por exemplo.
Aqui no Super Cérebro, através do desenvolvimento e aprimoramento de competências socioemocionais como a socialização, planejamento, inteligência emocional e cooperação, podemos te ajudar a despertar da sua zona de conforto, vencendo seus principais desafios e apresentando ótimos resultados. Assim sua criatividade, independência, capacidade de resolução de problemas e autoconfiança vão aumentar como consequência.
Saia do comodismo e venha transformar a sua vida e a vida da sua família com o Super Cérebro! O método educacional que desenvolve habilidades cognitivas e socioemocionais, enriquece o intelectual e ainda proporciona cada vez mais qualidade de vida!