Sobre o Grupo
Super Cérebro

O Grupo Super Cérebro nasceu da paixão por desenvolvimento humano. Com anos de estudo, pesquisa e prática, criamos um método de ensino exclusivo que trabalha para desenvolver as competências cognitivas e socioemocionais em pessoas de todas as idades.

Método
super Cérebro

O cérebro humano é composto de 86 bilhões de neurônios e cada um deles pode formar até 10 milhões de conexões entre si, somando mais de 1 trilhão de conexões. Os métodos de ensino tradicionais e o estilo de vida que vivemos favorecem o estímulo de boa parte do cérebro, mas toda essa complexidade ainda esconde um potencial incrível a ser explorado.

O método Super Cérebro está baseado na teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner, e foi criado para estimular e desenvolver habilidades pouco exploradas pelos métodos de ensino tradicionais.

Para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, o método Super Cérebro utiliza como ferramenta pedagógica jogos de tabuleiro mundialmente reconhecidos, que desenvolvem capacidades como comunicação e argumentação, estratégia para a tomada de decisão, colaboração, liderança e respeito às regras. Com a prática do Super Cérebro, os alunos também aumentam sua autoestima e confiança para enfrentar os desafios.

Já para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, o método Super Cérebro utiliza uma ferramenta de cálculo milenar: o Soroban, que permite a realização das quatro principais operações matemáticas, além de raiz quadrada e cúbica.

O uso desta ferramenta, com o tempo, faz com que o aluno consiga fazer contas apenas com a imagem mental do Soroban e movimentos dos dedos, podendo assim, realizar cálculos complexos com uma rapidez inacreditável, desenvolvendo a memória, o raciocínio lógico e a atenção. Com isso, é possível melhorar o desempenho não só em matemática, mas em qualquer outro segmento de aprendizado.

O Fundador

Nascido em Belo Horizonte-MG, Ricardo Lamas concluiu sua graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Ricardo sempre foi apaixonado pela arte de ensinar, e enquanto exercia a atividade de diretor de uma multinacional, dava aulas de física e matemática voluntariamente em diversas instituições filantrópicas. Preocupado em melhorar o nível da educação oferecida no país, fundou em 2005 o Centro Educacional Top Gun.

O Colégio Top Gun (renomeado Acesso) fica localizado em São José dos Pinhais-PR e, na gestão do professor Ricardo, tornou-se referência em toda a região metropolitana de Curitiba. A instituição foi onde o professor Ricardo desenvolveu, testou e aprimorou o método Super Cérebro que, devido aos seus resultados, teve forte repercussão no sul do país e originou o sistema de franquias Super Cérebro.

O sucesso do método Super Cérebro dentro das escolas foi imediato, tanto no que se refere ao aspecto acadêmico, quanto no âmbito comportamental. Para o professor Ricardo, a educação deve ter como diretriz o estímulo ao processo de pensar, para permitir ao indivíduo, frente a qualquer obstáculo, descobrir e desenvolver uma solução adequada para atingir excelentes resultados.

Linha do Tempo

O INÍCIO DO
SUPER CÉREBRO

Por meio de pesquisas focadas no aperfeiçoamento dos alunos, Ricardo Lamas, fundador e diretor do Método Super Cérebro, conhece o Soroban e busca pelos melhores profissionais da área.

O ESTUDO
DO SOROBAN

Ricardo insere o estudo do ábaco japonês (Soroban) na grade curricular do Colégio Top Gun (maior colégio da região de Curitiba, localizado em São José dos Pinhais), do qual é Diretor Geral.

O APRENDIZADO
COM UM ÍCONE

Ricardo viaja para os EUA e participa do curso "Future of Learning" na Universidade de Harvard, com o neurocientista Howard Gardner, autor da Teoria das Inteligências Múltiplas.

VIAGEM PARA
O JAPÃO

Ricardo viaja para o Japão com a equipe brasileira de Soroban e troca experiências com diversos mestres do ábaco japonês, além de presenciar incríveis demonstrações de cálculo mental.

MÉTODO
SUPER CÉREBRO

Após quatro anos de estudo e desenvolvimento, o método Super Cérebro desperta grande interesse e começa a ser divulgado amplamente em toda a região sul do país.

Consolidação do
ensino no brasil

A metodologia se fortalece cada vez mais através dos benefícios socioemocionais e cognitivos obtidos pelos alunos. Os resultados obtidos chamam a atenção de outras escolas do país.

A EXPANSÃO
DO MÉTODO

Mais de 150 escolas de todo o Brasil, e algumas das maiores redes de ensino do país, passam a contar com a assessoria do método Super Cérebro.

O início do sistema
de franquias

O início do sistema de franquias leva a implantação de mais de 52 unidades no primeiro ano de operação.

UMA DAS FRANQUIAS
QUE MAIS CRESCEM
NO PAÍS

O método Super Cérebro não para de crescer, e em 2019 chega a todas as regiões brasileiras.

Ampliação de Portfólio e Expansão da Rede

Lançamento de material didático para a grade curricular e capacitação socioemocional para o segmento corporativo. Operação ultrapassa 170 unidades franqueadas.

Faça parte da franquia de educação que mais cresce no país!
Cadastre-se