Conheça as vantagens de fazer parte do mercado de franquias
por Hellen Barbosa
Prontos para abrir um negócio, a maioria dos empreendedores se pergunta qual é o modelo mais indicado: virar franqueado ou desenvolver uma ideia do zero e tirá-la do papel? Franquia, ou franchising empresarial, é um sistema de negócios pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.
A principal diferença entre uma franquia e um negócio próprio é que quando você, empreendedor, decide se aventurar sozinho, tudo vai depender de você: estratégias de marketing, experiência e relacionamento com o cliente, pesquisa de mercado, branding, inovação e todas as tarefas do dia a dia. As duas formas de empreender oferecem riscos, porém o percentual de crescimento das franquias ainda é maior, mesmo durante a pandemia do Covid-19.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no 4º trimestre de 2020, houve um aumento de mais de 22% na receita das franquias abertas no Brasil, somando mais de 53 bilhões de reais faturados. Mesmo com o agravamento da pandemia do Covid-19 e com as medidas de lockdown em todo o país, o setor se mostra muito otimista para 2021. Os empreendedores que já fazem parte do mercado de franquias projetam um aumento de 8% no rendimento de suas franquias e de 5% na geração de novos empregos.
Uma das vantagens de fazer parte de uma rede de franquias está relacionada ao suporte que você, franqueado, vai receber. O papel do franqueador é oferecer treinamentos e ensinar a metodologia de trabalho ao franqueado. Além disso, neste formato de negócio não é necessário testar os produtos ou mesmo ter tempo para analisar com qual público deve trabalhar. Tudo isso é feito pelo franqueador. Ao adotar a metodologia dele, você aproveita a vantagem competitiva que ele já possui no mercado.
Franquias já são marcas consolidadas, por isso, o investimento em divulgação precisa ser menos intenso quanto o de alguém que está lançando uma nova marca. Os produtos comercializados pelas franquias costumam ser comprados em conjunto, com isso há redução no custo de aquisição de matéria-prima e nos processos de venda.
Aqui no Grupo Super Cérebro, os processos já estão todos prontos, com métodos comprovados, reputação de mercado e histórico de sucesso. O relacionamento com nossos franqueados é levado a sério. Oferecemos suporte e aconselhamento jurídico, pedagógico, comercial e de marketing. Nosso modelo operacional é flexível e escalável, sem obrigatoriedade de espaço físico. Além disso, nossos produtos e serviços podem ser oferecidos para diferentes audiências, atendendo crianças a partir de 2 anos de idade até adultos com 90 anos.
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