Entenda o que o fundo de propaganda representa no sistema de franquias
por Hellen Barbosa
Existem, no sistema de franquias, algumas taxas envolvidas com o objetivo de permitir ao franqueado a possibilidade de receber suporte em todas as etapas do negócio. Inclusive essa é uma das grandes vantagens de investir neste tipo de modelo. É por isso que por trás das franqueadoras existe uma estrutura enorme para oferecer os melhores serviços e acompanhamentos aos franqueados, e que normalmente geram altos custos.
Como por exemplo, pagamento dos funcionários envolvidos nos setores que oferecem este tipo de suporte, tecnologias e softwares que possuem como objetivo melhorar os processos e sistemas de captação. Com base nestes custos, o fundo de propaganda passou a se fazer presente neste tipo de negócio.
Fundo de propaganda
Conhecido também como Taxa de Publicidade ou Marketing, o fundo de propaganda é o valor arrecadado mensalmente dos franqueados para que seja investido em ações institucionais capazes de promover a marca e os produtos. Sendo assim, este valor é usado tanto para a divulgação, quanto para criação de estratégias de marketing com o objetivo de gerar novos leads ou usuários. Fortalecendo a marca e aumentando o potencial de compra e venda de produtos e serviços para o público final.
O fundo de propaganda, como as demais taxas aplicadas no mercado de franchising, está previsto na Lei das Franquias (artigo 3º, inciso VIII, alínea “c”). A legislação não estabelece o limite de cobrança desses encargos. A única obrigatoriedade é que o franqueador deixe claro o que, exatamente, está sendo cobrado.
Segundo a lei, os franqueados têm direito de conferir, de forma anual, a prestação de contas da franqueadora em relação à campanha publicitária desenvolvida e aplicada através do fundo de propaganda.
Você sabia que no Super Cérebro não há cobrança do fundo de propaganda?
Isso mesmo! Isso é um dos grandes diferenciais da franquia educacional que mais cresce no Brasil. Desde 2018 apresentamos um crescimento de 403% em unidades franqueadas. Chegamos a mais de 400 cidades brasileiras e conquistamos o número de mais de 200 franquias. O fato de não cobrarmos fundo de propaganda não significa que não prestamos serviços de marketing para nossos franqueados. Além de suporte e aconselhamento jurídico, pedagógico, comercial e de relacionamento, também oferecemos de marketing.
Clique aqui e conheça nosso modelo de negócio que apresenta baixo investimento, alta rentabilidade, fácil operação, sistema estruturado, treinamento constante e segurança na gestão. Isso é ser Super!