Entenda a importância deste valor para um convívio saudável em sociedade
por Hellen Barbosa
Você já pensou o que leva tantos brasileiros a desrespeitarem as regras de isolamento e distanciamento social? Alguns dos motivos podem ser questões de educação ou falta de informação. Só que isso vai muito além: é muito mais uma questão de consciência social.
Este conceito pode ser definido pelo nível de entendimento de cada um sobre o seu papel no mundo. Falando nisso, quando falamos sobre mundo não significa o planeta Terra todo. Podem ser os pequenos mundinhos, também conhecidos como esferas sociais, que cada um compõe. Seu trabalho, sua casa, seu condomínio, sua família, escola, cidade e etc.
O termo consciência vem do latim conscientia, que significa “saber/ter conhecimento de alguma coisa”. É o que acaba fazendo que a pessoa se enxergue no mundo ou tenha noção da sua existência social. A consciência acaba sendo o conhecimento reflexivo das coisas. Por isso é tão importante que todos nós possamos entender o reflexo que as ações públicas, a educação e a saúde podem ter em todos os níveis da sociedade. Para resumir: é preciso que cada pessoa observe como suas ações individuais podem afetar o todo.
Aplicando a consciência social
Para ilustrar melhor, ter consciência social no meio de um cenário pandêmico, por exemplo, é quando ao analisar os índices de aumento de casos da Covid-19 ou o número de leitos disponíveis nos hospitais da sua cidade, você perceba que é melhor não sair de casa e se manter longe das aglomerações. Não precisa que um governante te diga para não se aglomerar e ficar em casa. Quem tem consciência social sabe interpretar o que acontece com discernimento e tem a capacidade de enxergar a diferença entre o certo e o errado.
Assim como a consciência social, existem alguns valores que precisam ser estimulados em nossas crianças e adolescentes, porque é graças a eles que os jovens do futuro saberão perceber as responsabilidades que possuem, apenas por fazerem parte de um convívio em sociedade. Parece ser muito difícil desenvolver isso, não é? Mas pode ficar tranquilo, a partir do aperfeiçoamento de algumas habilidades socioemocionais alguns desses valores são estimulados.
Aqui no Grupo Super Cérebro, temos o propósito de transformar o ser humano por meio do desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, que contribuem para enriquecer intelectualmente nossa sociedade e para melhorar a qualidade de vida de pessoas de todas as idades. Através da sociabilidade estimulamos a convivência e a forma colaborativa de lidar com os colegas. Se você quiser desenvolver em você, seu filho, um amigo ou familiar, habilidades que farão total diferença para o convívio em sociedade, clique aqui e saiba mais!