Conheça o novo lugar da matemática proposto pela BNCC
por Simone Wassen
A matemática assusta você? É normal encontrarmos pessoas que têm dificuldade com essa ciência exata. Isso porque os números, fórmulas e cálculos podem trazer lembranças de aulas difíceis, cansativas e até um pouco assustadoras. Depois de concluir os estudos, a matemática fica geralmente guardada em alguma “caixinha” escondida, e passamos a utilizar a calculadora ou outros programas de computador para fazer os cálculos por nós.
E se conseguíssemos ensinar às crianças uma visão diferente sobre a matemática? E se elas pudessem entender, ainda na escola, que a matemática não é só “decoreba”, mas sim compreender verdadeiramente e ultrapassar algumas barreiras da matemática?
Letramento matemático
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento oficial que norteia o desenvolvimento dos currículos em escolas públicas e privadas de todo o país, sugere um novo lugar para a matemática. Conforme esta normativa, deve-se buscar o letramento matemático: o aluno passa a identificar e entender o papel da matemática no mundo. Assim, o trabalho não fica restrito aos cálculos e fórmulas.
Desenvolver o letramento matemático nos alunos significa levá-los a formular conceitos e hipóteses durante a aula, fazendo com que a matemática seja também um tema de reflexão – o que não vemos com frequência no dia a dia. Alguns autores do letramento matemático sugerem, inclusive, que desde a Educação Infantil os alunos devem ser instigados a trabalhar com problemas matemáticos.
Soroban
Aqui no Super Cérebro, utilizamos o Soroban nas aulas para alunos a partir dos 5 anos, sem limite de idade. Essa ferramenta milenar de cálculo ajuda no desenvolvimento de uma visão concreta da matemática e de seus conceitos. Com o tempo, os alunos passam a fazer os cálculos sem o uso do Soroban, apenas com a imagem mental do ábaco. O uso do Soroban aprimora a memória, a concentração, o raciocínio lógico, o foco e a atenção, entre outras competências cognitivas.
Venha conhecer o Soroban em uma aula experimental gratuita do Super Cérebro. Agende na unidade mais próxima.