Entenda como os jogos vão muito além de um simples passatempo!
Por Agnes Braga
Além de serem um entretenimento divertido, jogos de tabuleiro são excelentes para desenvolvimento de funções executivas e bem-estar mental e emocional.
É comum vermos que as crianças, e até mesmo os adultos, estão cada vez mais hipnotizados pela tecnologia e seus efeitos, com celular na mão e olhos vidrados em telas durante horas.
Na contramão, jogos de tabuleiro podem se apresentar como entretenimento tão interessante quanto a tecnologia e com a vantagem de trazerem maiores benefícios sociais, cognitivos e emocionais.
O mundo sentiu a necessidade de incentivar o retorno ou mesmo a aplicação de jogos que exercitem mais nosso cérebro e também a sociabilidade. Dessa necessidade, surgiram algumas iniciativas e investimentos como o processo de gamificação no ensino e nas empresas, a educação globalizada e métodos educacionais.
Como jogos estimulam o cérebro?
De modo geral, jogos de tabuleiro são uns dos melhores materiais para desenvolver e aprimorar habilidades.
Como ferramenta pedagógica, os jogos potencializam capacidades de comunicação, argumentação, estratégia para tomada de decisão, colaboração, resiliência, empreendedorismo, empatia, liderança e respeito às regras, gerando assim aumento de autoestima e confiança para enfrentar os desafios do dia a dia e da vida.
Do ponto de vista cognitivo, os jogos trazem inúmeros benefícios, pois trabalham a concentração, criatividade, memória, raciocínio lógico, atenção e planejamento.
Lúdicas e dinâmicas, essas atividades estimulam o cérebro e a interação entre as pessoas, repercutindo no desenvolvimento humano e construção de memórias sociais.
Jogos são uma verdadeira academia para o cérebro, cada gênero, dinâmica e nível tornam essas atividades ideais para todas as idades. Veja alguns benefícios para cada fase:
- Crianças: auxiliam no desenvolvimento e formação, mostrando descobertas e motivando a pensar de forma lógica, estratégica, resiliente e empática.
- Estudantes: aprimoram habilidades, melhoram concentração e desempenho, ajudam na preparação para exames e provas importantes.
- Universitários: estimulam as várias Inteligências, melhoram o foco e atenção, promovem autoconhecimento, orientam para a área com maior afinidade e provável futura atuação.
- Empresas: exercitam o trabalho em equipe, evidenciam características individuais que podem ser avaliadas e aproveitadas pelo gestor, também trabalham aptidões na liderança, desenvolvem hard e soft skills essenciais.
- Público sênior: são ótimos para desenvolver novas habilidades cerebrais, reabilitar e atuar de forma preventiva no condicionamento físico e mental. Melhoram a memória, atenção, qualidade de vida, aumentam os contatos sociais, auxiliam no combate à depressão e ansiedade, trazem sensação de vigor e resgatam o afeto e vínculo.
Jogos são tão importantes para o cérebro quanto exercícios físicos para o organismo e juntos formam uma dupla excelente. O Super Cérebro inclui jogos de tabuleiro mundialmente reconhecidos em seu método de ensino, que junto ao Soroban, desafios e práticas pedagógicas, tornam o método ainda mais eficaz e divertido. Conheça!