Estudo aponta que equipes empáticas costumam apresentar melhor desempenho no trabalho
por Hellen Barbosa
A empatia é um termo que está em alta há algum tempo. Segundo o dicionário, em uma de suas definições, ela nada mais é do que a capacidade que nós seres humanos temos de nos identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente ou de querer o que ela quer. Para resumir, empatia é se colocar no lugar do outro. Mas quantas vezes você viu ou presenciou discussões sobre esta temática em ambientes corporativos?
Este tipo de conceito quase nunca é visto como uma habilidade fundamental para pessoas que ocupam cargos de liderança dentro das empresas. O que mais se leva em consideração para estas pessoas é a autoridade, a técnica ou a capacidade de se apresentar em público. Para que uma gestão seja considerada boa é preciso que todo o trabalho seja feito através de várias pessoas diferentes e diversas, por isso a empatia se torna essencial para o sucesso.
Estudo
Segundo uma pesquisa feita pela Development Dimensions International (DDI), consultoria internacional de recursos humanos e desenvolvimento de liderança, a empatia, que é um tipo de habilidade humana que nos possibilita entender e compartilhar do sentimento de outra pessoa, é uma fator decisivo para monitorar o desempenho de uma equipe de trabalho. Para este estudo, “ouvir e responder com empatia” está diretamente relacionado com uma habilidade corporativa indispensável.
Apesar desta clara importância, a pesquisa apontou que apenas 40% das pessoas que ocupam cargos de liderança em grandes empresas possuem traços fortes de empatia. Infelizmente existe uma grande falha entre o quanto ter empatia em ambientes corporativos é necessário, e o quanto as pessoas que fazem parte desses ambientes possuem esta característica.
Empatia entre os gestores
Ser empático é fundamental para liderar e, ao mesmo tempo, engajar os diferentes funcionários que formam esses ambientes corporativos, considerando todas as constantes mudanças que estes meios enfrentam todos os dias. Ou seja, além de ouvir e não julgar, para ser um bom gestor é fundamental que a empatia seja valorizada durante as conversas com os colaboradores de uma determinada empresa.
O Super Cérebro Empresas é um treinamento que combina ferramentas pedagógicas diferenciadas e estratégias de ensino flexíveis e modernas, com o objetivo de desenvolver habilidades socioemocionais, ou soft skills. Também estimula o desenvolvimento de equipes de alta performance, pois abre novas possibilidades para que os profissionais se adaptem às novas exigências comportamentais de mercado na Revolução 4.0, como liderança com propósito, cooperação e trabalho em equipe. Conheça o Super Cérebro Empresas!