Habilidades socioemocionais ajudam as crianças a alcançar uma vida mais próspera, mais saudável e mais satisfatória
por Hellen Barbosa
A educação socioemocional começou a ganhar espaço nas discussões no meio educacional quando estas habilidades foram incluídas na Base Nacional Curricular de Ensino, a BNCC, em 2020. Mas aqui no Super Cérebro o desenvolvimento destas habilidades é primordial desde quando o método surgiu lá em 2013. Após quatro anos de estudo e desenvolvimento, a metodologia começou a despertar grande interesse e a ser amplamente divulgada em toda a região sul, e mais tarde para o Brasil inteiro.
O que são habilidades socioemocionais?
A educação socioemocional é um caminho para que os alunos consigam aprender, dentro do próprio ambiente escolar, como gerir bem suas emoções. Os indivíduos que são desenvolvidos dessa maneira são desafiados a administrar melhor seus pensamentos também. Além de aprenderem a lidar com as adversidades e compreenderem que não é sempre que as coisas acontecem da forma como querem, mas mesmo assim aceitam bem e sabem como reagir a cada uma dessas situações.
A cada dia que passa mais pessoas estão reconhecendo que indivíduos com habilidades socioemocionais muito bem desenvolvidas são os mais preparados para possuírem cargos de liderança e ainda ganharem protagonismo na sociedade, por exemplo. Segundo um estudo feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE, divulgado em 2015 – chamado de “Habilidades para o Progresso Social – O Poder das Habilidades Socioemocionais” – nossa crianças e adolescentes precisam desenvolver um conjunto completo e balanceado de habilidades cognitivas e socioemocionais. Assim eles estarão muito mais preparados e terão sucesso no que conhecemos como a vida moderna.
A pesquisa também aponta que estas habilidades cognitivas e socioemocionais devem interagir entre si, assim como fazemos aqui no Super Cérebro, dessa forma será possível melhorar a capacidade das crianças e adolescentes em obterem sucesso dentro e fora das escolas. Para ajudar com que os indivíduos estejam prontos para responder e reagir aos desafios impostos pelo mundo moderno, as habilidades socioemocionais precisam ser vistas de forma tão importante quanto as cognitivas.
Abaixo você pode conferir quais são as habilidades socioemocionais gerais citadas e indicadas pela Base Nacional Comum Curricular para que as escolas brasileiras desenvolvam em seus alunos:
- Valorização e utilização de conhecimentos construídos no mundo físico, social e cultural;
- Exercícios de curiosidade intelectual e uso de abordagens próprias para investir e elaborar hipóteses;
- Compreensão das relações do mundo de trabalho e tomada de decisões alinhadas ao projeto de vida pessoal, profissional e social;
- Argumentação com base em fatos, dados e informações confiáveis para formular, negociar e defender ideias e pontos de vista;
- Autoconhecimento e reconhecimento de suas emoções e dos outros, com capacidade de lidar com elas e com a pressão do grupo;
- Exercício da empatia, diálogo, resolução de conflitos e cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo respeito ao outro;
- Ação pessoal e coletiva com autonomia, responsabilidade, resiliência, flexibilidade e determinação.
Aqui no Super Cérebro, além de desenvolvermos habilidades socioemocionais através de Jogos de Tabuleiro mundialmente reconhecidos e premiados, também possuímos o Socioemocional. Material didático exclusivo desenvolvido para a grade curricular pela neuropsicopedagoga Renata Aguilar e equipe. As apostilas são pautadas na BNCC e nos eixos temáticos para cada faixa etária. O objetivo é que o aluno se torne protagonista e multiplicador no gerenciamento de emoções. O material foi desenvolvido para alunos desde os 4 anos (Educação Infantil) até a 3ª série do Ensino Médio. Clique aqui e saiba mais!