O ensino integral vai além de manter as crianças mais tempo dentro da escola, e oferece uma formação global aos alunos durante a educação básica.
Por Jorge Camargo
Nos últimos anos, escolas em tempo integral têm ganhado cada vez mais adeptos, principalmente na educação infantil. O ensino em tempo integral oferece muitos benefícios aos alunos, como a oportunidade de praticar diferentes atividades que ajudem no desenvolvimento crítico, cultural, intelectual, físico e social do aluno.
Além disso, o ensino de forma integral também é uma ótima opção aos pais, pois assim, ficam mais tranquilos quanto a segurança de seus filhos enquanto estão trabalhando. O ensino integral é utilizado por países que são referência em educação, como a Coréia, o Chile e a Irlanda.
Esse modelo de ensino é uma oportunidade de enriquecer a formação de crianças e adolescentes. E vem ganhando cada vez mais adeptos justamente pelo reconhecimento de novos métodos de ensino diferentes dos tradicionais, que são limitados à vivência dentro das salas de aula.
Para que o ensino seja considerado integral, a instituição precisa oferecer um regime de 7 horas diárias de estudo, o que totaliza 1400 horas ao ano. Mas o ensino integral vai além de permanecer na escola por mais horas. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esse modelo busca oferecer uma formação global aos alunos durante a educação básica.
O Super Cérebro separou 8 benefícios da escola em período integral. Confira!
-
Melhora a autonomia e o rendimento escolar
O ensino integral proporciona que as crianças utilizem melhor o tempo ocioso e, com isso, obtenham mais autonomia e melhores rendimentos na escola. O período que essas crianças passariam em frente aos computadores, celulares ou videogames é melhor aproveitado quando passam nas escolas.
-
Convivência social
Os alunos do ensino integral experimentam melhores vivências com seus colegas e professores. Essa convivência social é necessária para desenvolver empatia, respeito e interação com outras pessoas, além de contribuir para que essas crianças ou adolescentes desenvolvam habilidades socioemocionais.
-
Pensamento crítico e social
O mundo muda a cada dia e está cada vez mais inclusivo. Pensando nisso, é necessário saber respeitar as diferenças e conviver em grupo. O ensino integral proporciona isso aos alunos, pois colocam seus conhecimentos em prática em oficinas e laboratórios que simulam diferentes realidades do dia a dia e incentivam a criatividade e o pensamento crítico para tomada de decisões em momentos considerados difíceis.
-
Habilidades socioemocionais
As habilidades socioemocionais são essenciais para a vida pessoal, social e profissional de todos. As escolas em tempo integral, por meio das atividades extracurriculares, contribuem para o desenvolvimento dessas habilidades em crianças e adolescentes.
São inúmeras atividades que podem ser oferecidas pelas escolas com esse objetivo, como a prática esportiva, em que esses alunos aprendem a trabalhar em equipe ou a inserção de jogos de tabuleiro, que incentivam a resolução de problemas.
-
Orientação nutricional
As crianças precisam de uma alimentação saudável e balanceada para terem um melhor desenvolvimento e energia. Muitos pais, pela falta de tempo, deixam que os filhos consumam alimentos com baixo teor nutricional, seja para tentar suprir o tempo que passam longe ou até pela praticidade de alimentos congelados.
Nas escolas em tempo integral, as crianças recebem uma alimentação adequada, baseada em um cardápio devidamente elaborado por nutricionistas.
-
Lazer, cultura e acesso à tecnologia
Como dito anteriormente, os esportes são ótimas opções para serem oferecidas no ensino integral. Porém, além das práticas esportivas, os alunos também podem ter suas necessidades de lazer, cultura e tecnologia supridas por meio de cursos diferenciados e pensados pedagogicamente, como robótica, xadrez, artes e música.
-
Evita riscos sociais
Crianças e adolescentes que passam tempo sozinhos têm mais chances de arrumar problemas. A preocupação dos pais não se resume apenas às travessuras, mas também com os riscos do envolvimento com drogas e más influências.
Ao passar o dia todo na escola, entretido com diversas atividades que contribuem para sua formação, essas crianças e adolescentes têm acesso à formação e acompanhamento. Além disso, a interação com o mundo fora dos muros da escola é feita com a supervisão dos professores, pedagogos, diretores e educadores preparados para lidar com os estudantes.
-
Mais atenção dos professores
Ao passarem mais tempo dentro das escolas, os alunos automaticamente têm mais atenção dos professores e mais contato com a cultura pedagógica. Com isso, os profissionais podem identificar dificuldades que essas crianças ou adolescente possam apresentar.
Método Super Cérebro
O Super Cérebro foi desenvolvido no Japão e na Universidade de Harvard utilizando a Teoria das Inteligências Múltiplas. O objetivo do método, que utiliza o Soroban e jogos de tabuleiro, é aprimorar as competências cognitivas e socioemocionais de crianças, adolescentes, jovens, adultos e até do público sênior.
Por ter um modelo de aplicação flexível, o Super Cérebro é uma ótima opção para ser utilizado no ensino integral ou em atividades extracurriculares. Por meio do método, é possível desenvolver a socialização, planejamento, inteligência emocional e cooperação nos alunos.
Saiba mais sobre o Super Cérebro, que já transformou a vida de milhares de pessoas acessando o site www.supercerebro.com.br.