Profissões

Você tem se preocupado em desenvolver suas habilidades pessoais e profissionais?

Publicado em: 16/04/2021

As empresas costumam dar mais valor às soft skills do que à experiência 

por Hellen Barbosa 

Estamos passando por longos períodos de diversas transformações, levando em consideração, principalmente, o período de avanço tecnológico. O mercado de recrutadores exige, cada vez mais, características que vão além de capacitações técnicas e que ultrapassam o âmbito profissional. Por isso, mais do que nunca, é necessário desenvolver algumas habilidades socioemocionais, como empatia, paciência, senso de coletividade, adaptabilidade a mudanças e equilíbrio. 

Todas essas habilidades, que garantem ao dia a dia corporativo uma rotina mais leve e produtiva, são conhecidas como soft skills. Segundo Daniel Goleman, psicólogo expert em inteligência emocional, essas habilidades são “traços e comportamentos que caracterizam nossos relacionamentos com os outros”. Essas habilidades que são baseadas no conceito de inteligência emocional acabam diferenciando os profissionais que costumam ser “acima da média”. 

Infelizmente, a maioria das pessoas, principalmente os jovens, não dão a devida importância na relevância de que pautas relacionadas à inteligência emocional possuem no ambiente de trabalho. As soft skills são definitivas para desenvolver foco, motivação e colaboração, tornando um setor inteiro de uma empresa muito mais colaborativo e, consequentemente, mais produtivo. 

A seguir, vamos listar algumas habilidades socioemocionais que são mais exigidas pelas empresas hoje.

Fácil adaptação e flexibilidade 

A capacidade de adaptação é uma das habilidades imprescindíveis para todas as áreas profissionais. O mundo sofre transformações desde sempre, por conta disso, trabalhadores do mundo todo precisam acompanhar essas mudanças diariamente. É preciso estar de olho e preparado para todas as novidades. Mais do que isso, é preciso conseguir gerenciar crises, obstáculos e saber aproveitar oportunidades. 


Criatividade e inovação 

O desenvolvimento desta habilidade é capaz de resolver problemas e questões de competitividade presentes no mercado. Os criativos costumam estar mais preparados, emocional e mentalmente, para solucionar problemas e desafios. 


Liderança por propósito 

A maioria das empresas quer saber se você tem capacidade para gerenciar situações e pessoas. A habilidade de liderar está ligada à capacidade de resolver problemas e conflitos entre pessoas e tomar decisões executivas. 


Comunicação interpessoal 

A competência de se comunicar surge da necessidade de estabelecer relações em diversas plataformas diferentes, como e-mail, telefone e chamadas de vídeo, ou até mesmo pessoalmente. A boa comunicação se relaciona tanto com a capacidade de se expressar , quanto com a de ouvir o que as pessoas dizem, seja um cliente, fornecedor, outro colaborador ou chefe. 


Trabalho em equipe 

Você precisa ser capaz de trabalhar com pessoas ao seu redor. É preciso reconhecer e apreciar as diversidades existentes dentro de uma equipe composta por pessoas diferentes. E principalmente, entender a importância em dar e receber feedbacks. 

Aqui no Grupo Super Cérebro costumamos valorizar tanto as habilidades socioemocionais presentes em nosso quadro de colaboradores, que decidimos transformar isso em um de nossos produtos. O Super Cérebro Empresas tem o objetivo de desenvolver competências socioemocionais que não são trabalhadas na escola, graduação ou cursos técnicos. Para saber mais, é só acessar nosso site.

Tags: super cérebro, soft skills, competências socioemocionais, mercado de trabalho, super cérebro empresas
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