Pedagogia Afetiva: entenda a importância em adotar características que valorizem a relação entre professor e aluno

Você sabia que o desenvolvimento de capacidades socioemocionais, como autonomia, responsabilidade, solidariedade, respeito, cidadania, sensibilidade e criatividade são valores previstos pela Base Nacional Comum Curricular, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio? As relações saudáveis desenvolvidas entre no processo de aprendizagem de crianças e jovens. Instituições de ensino que costumam conseguir equilibrar as exigências acadêmicas,…

Veja mais

O novo bom profissional: como as Soft Skills passaram a protagonizar as contratações atuais

Se você digitar “dicas para entrevista de emprego” no Google agora, terá, em poucos segundos, mais de 11 milhões de resultados. A fórmula certa, que abrirá as portas para o trabalho dos sonhos, é buscada por muitos candidatos na hora de fazer a entrevista de emprego. Entretanto, uma inversão interessante vem acontecendo nos últimos anos.…

Veja mais

“Bom jogo é aquele que traz experiência e identificação com o jogador” | Entrevista com Galápagos

Por Thaiany Osório, para Super Cérebro   Difícil é achar alguém que não tenha memórias de partidas travadas na rua de casa, no intervalo da escola ou na mesa de jantar. Os ditos jogos clássicos, como gamão, ludo, xadrez e dominó ocuparam boa parte da infância das crianças nascidas no século passado e causam saudosismo…

Veja mais

Janeiro branco: especialistas alertam para os cuidados no retorno presencial das atividades

A saúde mental de quem cumpre medidas de distanciamento social também é responsabilidade das empresas Por Thaiany Osório, para Super Cérebro Saúde mental e qualidade de vida. Aí está um assunto que não saiu dos holofotes em 2020, ano em que o mundo foi surpreendido pela Covid-19 e muitas pessoas deixaram seus escritórios e passaram…

Veja mais

Saiba como a falta de aulas presenciais pode impactar o desenvolvimento cognitivo das crianças

É consenso entre os especialistas da área de educação que, após meses de isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, os alunos retornarão às escolas diferentes de como saíram. É o que explica Renata Aguilar, em entrevista concedida ao Super Cérebro em dezembro de 2019: “Eles estão muito fragilizados emocionalmente. Temos crianças com quadro depressivo…

Veja mais

Além das escolas: o método Super Cérebro atuando em diversas esferas pedagógicas, sociais e interativas

Por Thaiany Osório, para Super Cérebro Com as aulas suspensas e as escolas fechadas devido à pandemia da COVID-19, o setor educacional estagnou em 2020. Em várias regiões do Brasil, as medidas restritivas não apenas afastaram as crianças das escolas, como também fecharam clubes, parques, empresas e serviços destinados às pessoas com +60 anos. Entretanto,…

Veja mais

Riscos no aprendizado e abuso de tecnologia: pela 1ª vez a geração atual tem QI inferior à anterior

Em seu livro “A fábrica de cretinos virtuais” o neurocientista Michel Desmurget expõe o declínio do quociente de inteligência (QI) das crianças atuais em relação aos seus pais Por Thaiany Osório, para Super Cérebro   Não é de hoje que se discute os impactos positivos e negativos da tecnologia na dinâmica escolar e familiar. Dentre…

Veja mais